Como chegar nos setores

Os principais setores de escalada em Santa Maria se localizam no Morro do Carmo, que se situa no Bairro Campestre do Menino Deus.

É possível sair do centro da cidade até o estacionamento (casa particular) em cerca de 10/15 minutos de carro. Saindo da rótula na Rua Euclides da Cunha com a Rua Silva Jardim, Centro,  em direção à Estrada do Perau (acesso secundário para Itaara), percorre-se cerca de 2,7km até a entrada de acesso aos setores (até esta parte é asfalto). Dobra-se à esquerda onde há uma para de ônibus. Como pontos de referência: irá cruzar os trilhos (de carro) e continuar descendo a rua. O acesso à esquerda é antes do estabelecimento Panquecas Espanholas Harmonie ou da subestação de energia da AES Sul (se passar em frente a estes locais é porque passou reto do local onde deveria ter feito a conversão à esquerda).

Mapa acesso estrada de chão – Setores de Escalada

Caminho setoresApós dobrar à esquerda, então, deve-se seguir pela direita da rua de calçamento (segue a rua geral), até um centro de Umbanda (localizado na direita), onde deve-se dobrar á esquerda na estrada de chão. Segue a estrada de chão por alguns quilômetros. A entrada da propriedade de estacionamento fica á esquerda, onde há uma placa de ônibus bem na entrada, e donde se consegue visualizar o setor Costão ao longe (à esquerda).

Segue-se a entradinha da propriedade até o portão principal (deve ser mantido fechado). Passa o portão e estaciona o carro na subida.

Do estacionamento até o Setor Costão, dá cerca de 900m de caminhada (há trilhas bem demarcadas; uma dá acesso aos trilhos, outra dá acesso a trilha por baixo dos trilhos e que irá desembocar nestes. A partir daí, sobe-se a segunda parte da trilha (há degraus visíveis), que dará acesso direto ao Costão.

Para acesso aos Setores Gamo, Fêmea e Bela Vista, deve-se passar o Setor Costão indo à esquerda, em direção ao topo do morro. Chegando ao topo do morro a trilha bifurca-se e torna-se maior devido ao trânsito de “trilheiros”. Seguindo a esquerda vai-se ao Setor Fêmea e a esquerda para os Setores Gamo e Bela Vista. Para o setor Fêmea, seguindo a trilha, passará por uma porteira e, logo após poderá se observar um pequeno açude a esquerda. Mantém-se nessa trilha por mais alguns metros cuidando uma entrada de trilha para a direita. Esta trilha secundária também bifurca-se adiante, seguindo nela para a esquerda chegará ao mirante onde é possível ver a cidade. Tomando a direção da esquerda entrará na mata e seguirá descendo o morro até chegar o setor Fêmea. Para chegar aos setores Gamo e Bela Vista, toma a trilha para a direita após alcançar o topo do morro, caminhe por cerca de 350 metros até encontrar uma entrada para a esquerda. Seguindo na trilha, em seguida adentrará no mato e tomando a trilha da esquerda (já dentro do mato) começará a descer o morro, chagando assim ao setor Gamo. Se ao entrar no mato continuar indo reto um pouco mais antes de começar a descer o morro, estará na trilha para o Bela Vista, que fica ao lado direito. Este é o setor menos frequentado devido a maior graduação das vias e porque costuma passar a maior parte do tempo molhado, então preste atenção na trilha que não é tão visível.

Caso queira um arquivo para visualização no GoogleEarth (.kml) ou no GPS TrackMaker (.gtm) para exportar diretamente para seu gps você pode solicitar pelo email: asescalada@gmail.com.

Boas escaladas!

Anúncios